A ARCA DE NOÉ



Objetivo: Levar a criança a entender que é pela fé e pelo serviço a Deus que seremos salvos.
-Contar a história (Gn caps. 6, 7,8 e 9)
Desde que Caim matou Abel, as coisas não melhoraram. O homem foi ficando cada vez pior e mais distante de Deus. Aquele bom relacionamento com Deus, razão pela qual Ele criou o homem, já havia acabado há muito tempo. Então Deus decidiu começar de novo. Vocês sabem o que Ele fez? (ouvir as respostas)... E vocês sabem o que é promessa?
· Promessa significa comprometimento: prometer significa quanto alguém se compromete a fazer, pagar ou dar alguma coisa.
· Deus fez uma promessa a Noé, prometeu proteger ele e toda sua família da morte.
· Diante da Promessa de Deus, Noé se esforçou intensamente para construir a arca que iria salvá-lo.
· A confiança em Deus o levou a agir com organização – ele decidiu trabalhar para ver o cumprimento da promessa de Deus, diminuindo o seu ritmo de vida e deixando de fazer muitas das coisas que fazia até então para construir a arca; com planejamento – ele precisou usar a razão, raciocinar para fazer as coisas acontecerem.
· A Bíblia diz que, pela fé, Noé construiu uma arca. E através daquela arca que ele construiu, com o suor do seu rosto e com o uso da sua razão, ele foi salvo juntamente com toda a sua família. A fé não levou Noé a ficar acomodado. Pelo contrário, por causa da fé ele trabalhou mais ainda.
· Noé se sentiu muito feliz porque Deus cumpriu sua promessa de protegê-lo e por isso louvou muito.

Atividades:

-Faça com eles uma oração de mãos dadas, pedindo a Deus um coração obediente igual ao de Noé.
-Brincadeira que envolva bichos:
-Coloque nas crianças mascara de animais (caso não tenha, desenhar animais em uma folha e distribuir para as crianças, cada dupla será macho e fêmea de um determinado animal); - em um canto da sala será montada uma a arca de Noé (pode ser feita com cadeiras e um pano grande para cobrir) e sobre o comando de uma catequista, que deverá ser o Noé, os animais (as crianças), vão entrando dentro da "Arca" com seu par –O uso da música dentro do encontro é um excelente subsídio para dinamizar e assimilar tudo o que está sendo ensinado. Então sugiro que seja cantada junto com as crianças aquela música do Padre Marcelo (Erguei as mãos).
-Atividade, dentre muitas, bem diferente, pois a criança precisará recortar colar e montar:




Fonte: Blog da pré-catequese (http://wwwblogdaprecatequese.blogspot.com)

6 comentários:

Angel@ disse...

Que ideia abençoada e criativa!
Amei!
Deus te abençoe, amiga!
Com carinho,
Angela

Roberto Garcia disse...

Olá, Paz & Bem...
Estou passando aqui para lhe informar que a partir de hoje, dia 08/01/2012, o meu blog está com novo endereço: www.catequistaroberto.com.br.
O Blog é o mesmo, não mudou nada... Inclusive quem acessar pelo endereço catequistaroberto.blogspot.com será redirecionado ao blog normalmente, eu apenas quis registrar meu domínio, para que o endereço ficasse personalizado.
Peço que quem tem o meu selinho, substitua pelo novo que está no meu blog, pois lá já está atualizado com o novo endereço.
Muito obrigado pela sua e fique sempre com Deus e com Maria.
Fraterno Abraço do sempre amigo, Roberto Garcia

Caminhando com Jesus disse...

Olá, paz e bem! Estou visitando os catequistas unidos e aproveitando a oportunidade, convido você para conhecer meu novo blog, onde pretendo colocar somente atividades prontas para a catequese. O endereço é http://wwwcatequesigaratinga.blogspot.com.
Abraços, bom final de semana e fique com Deus!
Ivani Alves

Caminhando com Jesus disse...

Olá, paz e bem! Estou visitando os catequistas unidos e aproveitando a oportunidade, convido você para conhecer meu novo blog, onde pretendo colocar somente atividades prontas para a catequese. O endereço é http://wwwcatequesigaratinga.blogspot.com.
Abraços, bom final de semana e fique com Deus!
Ivani Alves

Karla Valéria disse...

Oi amoree!! Estou muito contente com a conquista dos meus 300 seguidores, e comemorando esta emoção, te ofereço um SELINHO DE AGRADECIMENTO. "Porque vc faz parte dessa conquista!". Junto com o selinho tem brindes escolares que se vc desejar receber, é só deixar um comentário com seu e-mail, para que eu possa enviar.
Grata pela amizade. Beijos.

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Olá, estou organizando o cadastro dos integrantes dos Catequistas Unidos e peço que envie um e-mail para: catequesenanet@yahoo.com.br, com os seguintes dados.
O link de seu blog:
Nome Completo:
Endereço para correspondência:
Telefones:
Paróquia / Cidade / Estado
Estes dados serão para uso exclusivo da moderação do grupo.

Passe lá no blog para pegar o Selinho dos Catequistas Unidos 2012!
http://catequesenanet.blogspot.com/2011/12/catequistas-unidos-crescendo.html

Conto com sua coolaboração!
Paz de Cristo!