SANTÍSSIMA TRINDADE


Podemos explicar o mistério da Santíssima Trindade usando a imagem de uma árvore.


Aqui podemos entender melhor nossa comparação com a Trindade de Deus: 

Pai é o criador, aquele que sustenta e dá vida, como a raiz de uma árvore. Sem a raiz a árvore não vive.
Filho, é o que salva a vida. Ele é o nosso caminho para Deus e caminho de Deus para nós, como o tronco de uma árvore, que serve de apoio e caminho dos alimentos.
O Espírito Santo é quem fortalece e faz o cristão produzir frutos, como as folhas, que em contato com o sol, transformam os alimentos em energia, fostalecendo a árvore para que ela dê frutos, e consequentemente, sementes.
Raiz, tronco e folhas formam a árvore.
PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO formam a TRINDADE.

Uma árvore pode dar como frutos, laranjas, maçãs, peras e muitos outros frutos... Os frutos da Trindade são o amor, a paz, a caridade e outros mais.

Podemos ainda dizer que como a árvore necessita da luz solar para produzir parte de seu alimento, que sem isso ela fica murcha, fraca e sem vida; nós também precisamos de luz para mantermos viva nossa fé, e obtemos essa luz através da oração, da leitura da bíblia... Mesmo que não alimentemos nossas folhas, a raiz consegue seu alimento também na terra e na água... percebemos então que não é a raiz que precisa das folhas, tanto quanto elas precisam da raiz! Quanto mais profunda e expandida a raiz, mas galhos e folhas a árvore cria. Deus está sempre lá, nos sustentando, e quando não enviamos nossa energia atrávez da oração e outras formas de alimento, Ele continua enviando para nós o seu amor através de Jesus... como a planta que absorve da água e tira da terra seus nutrientes para fortalecer as folhas... E Jesus é o tronco, que nos leva ao Pai e o Pai até nós... E mesmo quando não cumprimos nossa parte, Ele continua enviando da raiz os nutrientes para nos manter vivos...
Quando nós alimentamos nossas folhas, produzimos lindas flores, que depois de encantar com a beleza, presenteia com frutos, que por sua vez, quando bem aproveitados, dão sementes!

Que possamos sempre, sempre alimentar nossas folhas, fortalecendo o Pai, o Filho e o Espírito Santo em cada um de nós! Amém?! 

fonte:http://amandoacatequese.blogspot.com.br/

0 comentários: