“APASCENTA AS MINHAS OVELHAS” (JOÃO 21,17)



PRINCÍPIO TRABALHADO:
 AJUDAR AS CRIANÇAS A DEMONSTRAREM AMOR A JESUS CRISTO, AJUDANDO OUTRAS PESSOAS A COMPREENDEREM E VIVEREM O EVANGELHO.
QUEBRA GELO  -
PEÇA QUE AS CRIANÇAS OLHEM A SALA E DIGAM O QUE HÁ DE DIFERENTE. DIGA-LHES QUE AS OVELHAS ESTÃO ESPALHADAS E QUE CADA CRIANÇA PODE AJUDAR A REUNI-LAS, ENCONTRANDO A OVELHA EM QUE O NOME DELAS ESTIVER ESCRITO E TRAZENDO-A PARA VOCÊ. SE SOBRAREM MUITAS OVELHAS, DIGA QUE AS MENCIONARÁ MAIS ADIANTE NA LIÇÃO.

CONVIDE UMA CRIANÇA PARA FAZER UMA ENCENAÇÃO COM VOCÊ. CHAME A CRIANÇA PELO NOME E DIGA: “(NOME), VOCÊ AMA O NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO?” DEPOIS DA RESPOSTA, DIGA: “APASCENTA SUAS OVELHAS”. REPITA O NOME DA CRIANÇA E A PERGUNTA MAIS DUAS VEZES, E, DEPOIS DE CADA UMA, DIGA: “APASCENTA AS MINHAS OVELHAS”. PERGUNTE À CRIANÇA O QUE ELA SENTIU À MEDIDA EM QUE VOCÊ CONTINUOU REPETINDO A PERGUNTA. DIGA QUE PEDRO PASSOU POR UMA EXPERIÊNCIA SEMELHANTE COM JESUS, DEPOIS DA RESSURREIÇÃO.

JESUS TINHA ORDENADO A SEUS APÓSTOLOS QUE CUIDA-SE DE SUAS OVELHAS, ENSINANDO A ELAS A PALAVRA DE DEUS E QUE NÃO VOLTASSEM A PESCAR. PESCAR ERA A PROFISSÃO DELES ANTES DE SEGUIR JESUS. NAQUELA ÉPOCA PEDRO SE TORNOU O PRIMEIRO PASTOR DAS OVELHAS DE JESUS. E HOJE JESUS FAZ A MESMA PERGUNTA PARA VOCÊS E QUAL A RESPOSTA DE VOCÊS PARA JESUS.

 VOCÊS QUEREM CUIDAR DAS OVELHAS DE JESUS?

PODEMOS VER QUE TEM AINDA PELA SALA ALGUMAS OVELHAS QUE ESTÃO PRECISANDO DE UM PASTOR PARA AJUDA-LAS.
NÓS TEMOS PASTORES QUE APASCENTEM AS OVELHAS DE JESUS AQUI ? QUEM SÃO ELES?
ORAÇÃO VOLTADA PARA O ENSINO-

COLAR AS OVELHAS NO PAINEL E FAZER UMA ORAÇÃO

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO- VAMOS ESPALHAR AS OVELHAS FEITAS COM O ROLINHO DE PAPEL HIGIENICO PELA SALA E A CRIANÇA TERA QUE COLOCAR A MASCARA DE PASTOR E RESGATAR AS OVELHAS DE JESUS, EM 30 SEGUNDOS. EXPLICAR PARA AS CRIANÇAS QUE NÃO É UMA DISPUTA, TODOS SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. A CRIANÇA TRAZ PARA O PASTO UMA OVELHA DE CADA VEZ E ARRUMA DIREITINHO.

USAMOS ESTAS OVELHAS EM ROLINHOS DE PAPEL HIGIENICO
EXPLIQUEI DA SEGUINTE FORMA PARA AS CRIANÇAS, QUE TEM OVELHAS QUE PRESCISAM CONHECER OAMOR DO PAPAI DO CÉU, OUTRAS QUE PRESCISAM SAIR DO PECADO, UMAS AINDA NÃO SABEM QUE JESUS É A NOSSA SALVAÇÃOE TEM TAMBEM AQUELES QUE PRESCISÃO TER FÉ E MUDAR DE VIDA, TEMOS QUE FALAR PARA ELAS QUE ESPÍRITO SANTO  VAI AJUDAR ELA NESTA CAMINHADA, E MUITAS OVELHAS PRESCISANDO VIVER BEM EM COMUNIDADE.
E HOJE JESUS DEU PARA CADA UM DE NÓS ESTA MISSÃO DE CUIDAR DE TODAS ESSAS OVELHAS.

2 comentários:

Ana Virgínia disse...

Vim te convidar a participar do Amigo Secreto de Páscoa do Blog Catequese e Partilha.

Um abraço.

Ana Virgínia

http://catequeseepartilha.blogspot.com/2012/02/amigo-secreto-de-pascoa.html

Jonathan Cruz disse...

Oi Val, li seu comentário e concordo com você, é muito bom ajudar outros catequistas, e melhor saber que nossa ajuda não tem fronteiras. PAZ E LUZZZZ