MISSA DA PÁSCOA



MISSA DA PASCOA

Com:Bom dia! Hoje é um dia muito especial..
RAFAELI: bom dia! Põe especial nisso, nossa eu não via a hora deste dia chegar.
Eu quase nem dormi esta noite pra ver se amanhecia logo.
Com: E você sabe o que significa Páscoa?
RAFAELI: Eu sei.. Festa do Chocolate.
Com: Não menina. Significa passagem. Passagem da morte para a vida. Quando Cristo vence a morte na cruz Ele nos dá também a condição de vencedores.
RAFAELI: Mas isso faz tanto tempo. Vale pra nós?
Com: Sim amiguinha. Ele nos convida também hoje a sair da tristeza e passar para a alegria, a passar da raiva para o amor, a sair de toda situação de morte para a vida.
RAFAELI: Agora entendi! É por isso que passamos 40 dias refletindo, jejuando, orando e essa semana fomos convidados a confissão?
Com: Isso mesmo amiguinha. Depois dessa semana tão linda em que relembramos a Paixão de Cristo agora somos convidados a grande festa.
Com: a Festa da ressurreição.
RAFAELI: oba, eu adoro festas!!!
Com: Então vamos chamar logo o padre que essa festança já vai começar. Fiquemos em pé e acolhamos com alegria o padre....., os ministros cantando.
ATO PENITENCIAL
Catequista: Olhem crianças... vocês estão vendo esta vela,igual ao nosso cilrio pascal qual o combustível que esta chama precisa pra não se apagar? De Oxigênio, que tem no ar.... e se nós cobrirmos ela assim? Ela irá ficar fraquinha, pode até apagar, não é mesmo?

Assim também é o nosso coração, quando deixamos o pecado entrar, o amor dentro dele vai ficando fraquinho...mas Deus na sua infinita misericórdia nos deu o perdão, que vem limpar o nosso coração para que o amor de Deus possa enchê-lo. E é esse amor que é o combustível para a nossa vida. 

Para que Deus possa limpar nosso coração, peçamos perdão cantando.
LITURGIA DA PALAVRA
Com: (levar um sol de EVA ou cartolina- os fantoches podem auxiliar nas repostas que o comentarista perguntar) Crianças olhem o que eu tenho nas mãos. O que é? Um sol, muito bem. Pra que serve o sol? Pra iluminar, aquecer. Ele escolhe um lugar pra iluminar ou ilumna todos sem distinção? Todos não é? Pois é assim é o amor de Deus. Ele nos ama a todos sem distinção. è o que vamos ouvir na palavra de Deus. Fiquemos atentos e prestemos atenção.




  TEATRINHO SOBRE A PASCOA DE AÇÃO DE GRAÇAS
 (Personagem 01: Oi amiguinho estava mesmo te procurando. A páscoa chegou e tenho um presente pra você.
Personagem 02: Que bom pois eu também tenho um pra vocÊ.
P1: Olha comprei uma caixa de bombom pra você.
P2: e eu amiguinho lhe trouxe uma velinha. Pra você se lembrar que é luz na minha vida.
P1: Mas na páscoa a gente não tem que dar chocolate? E o coelhinho demorou tanto tempo pra botar um ovinho...Desde o ano passado.
P2: Páscoa não é festa do chocolate. Coelho nem bota ovo. É festa da ressurreição de Cristo. É festa da vitória do Senhor. Vamos relembrar o que aconteceu essa semana. Primeiro Jesus foi condenado por Poncio Pilatos, carregou a cruz... Estava pesada, ele caiu tres vezes. Um homem, Cirineu até o ajudou a carregar. Sua mãe estava ao lado dele o tempo todo. No calvário ele foi crucificado. Foi entçao sepultado e no terceiro dia. Tharam!!!Ressucitou vencendo a morte e nos devolvendo a vida e o perdão.
P1: A páscoa então é uma grande festa pra nós católicos. Mas então por que falam em coelho, chocolate e tantas outras coisas.
P2:Existem alguns símbolos que representam a páscoa. Coelho é um animal que reproduz muito e rápido, por isso representa a vida se multiplicando. Alguns animais põe ovos, o coelho não. A partir desses ovos nascem uma nova vida por isso representam a páscoa, é um novo começo, uma nova vida trazida por Jesus.
P1: E a vela que você me deu?
P2: A vela lembra a luz, como a do círio pascal que acendemos na noite de sábado de aleluia. Quem esstá em Cristo está na luz. Assim como Cristo é luz, nós também somos convidados a ser luz. Pão e o vinho representam o alimento que será transformado em corpo e sangue de Cristo que é o alimento para nossa alma.
P1: Nossa quantas riquezas tem a nossa igreja. Que festa bonita comemoramo hoje.
P2: Festa linda de Cristo Jesus. Quem aqui gosta desse dia? Então não devemos esquecer a Páscoa é a passagem da morte para a vida.

0 comentários: