Dinâmica para reunião de pais dinamica tirada do blog Jardim da boa nova



Convide dois voluntários para realizar a dinâmica, que deve ser uma criança com seu respectivo responsável. Espalhe vários objetos pela sala, formando uma fila que representa o caminho para se chegar até Jesus. No final desse caminho, coloque uma imagem de Jesus. Peça para a criança realizar o percurso, passando por cima dos obstáculos, com a ajuda do responsável. O adulto deverá conduzir a criança pela mão, com cuidado para que ela não derrube nenhum obstáculo. Deixe pouco espaço entre os objetos, aproximadamente o tamanho do pé de uma criança. Cada objeto deve ter um significado, de acordo com a mensagem que se deseja transmitir aos pais.

Sugestões:
Brinquedo (Os atrativos da tecnologia)
Bebida (Álcool)
Cigarro (Drogas)
Porta-retrato de família (Família)
Livro (Escola)
Rádio (Festas)
Imagem de um santo (Religião)

Depois que a criança realizar o percurso, você deve vendar os olhos e explicar que, neste momento, ela irá percorrer todo o caminho de olhos fechados e sem a ajuda da mão que a conduzia. O responsável deve apenas dar as instruções de longe. Porém, quando a criança estiver de olhos vendados, retire todos os objetos do caminho, ela deverá caminhar sem saber que os objetos foram retirados. Quando chegar em Jesus, o catequista retira a venda e pede para ela olhar o caminho que percorreu.

Ao final, pergunte o que os participantes sentiram. Em seguida, faça uma reflexão sobre o sentido desta dinâmica, explicando que o caminho que nos leva até Jesus é cheio de obstáculos: as drogas, o álcool, as festas, a religião, etc. Nós somos responsáveis por conduzir estes pequenos até Jesus, orientando para que não tropecem diante dos obstáculos que nos impedem de seguir adiante. Nesta fase da vida, eles caminham como se estivessem de olhos vendados, cabendo aos pais e responsáveis, conversar, orientar e até conduzir pela mão, se necessário.



0 comentários: