5 PEDRINHAS










Escolha 5 pedrinhas, em cada uma delas escreva: ORAÇÃO, JEJUM, EUCARISTIA, PALAVRA DE DEUS e CONFISSÃO.
Davi usou cinco pedrinhas para matar o gigante Golias, veja em Gênesis 17.
Nós temos muitos gigantes para vencer. Com estas 5 pedrinhas: ORAÇÃO, JEJUM, EUCARISTIA, PALAVRA DE DEUS e CONFISSÃO lutamos contra todos os gigantes que nos querem afastar de Deus e dos irmãos. Aprenda com a vovó a jogar 5 marias e vamos brincar!


Cinco pedrinhas ou saquinhos cheios de arroz são o material necessário para a brincadeira conhecida como Cinco-marias. Este é o nome dado ao jogo em que os participantes lançam saquinhos ou pedrinhas para o alto e têm de apanhar outras do chão. Há variações de regras e etapas, mas são comuns o número de peças (cinco) e os lançamentos para o alto. 
1.Espalhe os cinco saquinhos (ou pedrinhas) no chão. O melhor jeito é jogá-los para cima e deixar cair de qualquer jeito, sem que fiquem muito longe um do outro.
2.Escolha um saquinho, jogue-o para cima e pegue outro do chão com a mesma mão. Você precisa ser rápido o bastante para conseguir pegar o primeiro na volta.
3.Jogue os que estão na mão para o alto e, sem deixá-los cair, tente pegar mais um. Continue até que esteja com os cinco na mão.
4.Agora que conseguiu, tente fazer diferente: em vez de pegar um saquinho por vez enquanto o que jogou para cima não cai, você tem que pegar mais de um por vez
.5.Comece tentando pegar dois de cada vez. Lembre-se que não pode deixar cair nenhum dos que estão na mão enquanto pega os próximos. Conseguiu? Agora tente pegar dois saquinhos na primeira vez e três na segunda. Por fim: jogue um para cima e tente pegar os quatro restantes de uma vez só!





JESUS ESCOLHE OS SEUS DISCIPULOS



Um dia, caminhando junto ao mar da Galiléia, encontrou dois irmãos, Simão (chamado Pedro) e André jogando suas redes ao mar porque eram pescadores.
Jesus lhes disse:
-Vinde após mim que eu vos farei pescadores de homens.
Sem hesitar, Simão e André abandonaram suas redes e o seguiram

JOGO DA MEMÓRIA LITURGICO

Gente estamos em época de formações, e achei outro dia um jogo da memória  muito legal para trabalhar os objetos litúrgicos,também pode se fazer um dominó que será muito legal e divertido.

A ARCA DE NOÉ



Objetivo: Levar a criança a entender que é pela fé e pelo serviço a Deus que seremos salvos.
-Contar a história (Gn caps. 6, 7,8 e 9)
Desde que Caim matou Abel, as coisas não melhoraram. O homem foi ficando cada vez pior e mais distante de Deus. Aquele bom relacionamento com Deus, razão pela qual Ele criou o homem, já havia acabado há muito tempo. Então Deus decidiu começar de novo. Vocês sabem o que Ele fez? (ouvir as respostas)... E vocês sabem o que é promessa?
· Promessa significa comprometimento: prometer significa quanto alguém se compromete a fazer, pagar ou dar alguma coisa.
· Deus fez uma promessa a Noé, prometeu proteger ele e toda sua família da morte.
· Diante da Promessa de Deus, Noé se esforçou intensamente para construir a arca que iria salvá-lo.
· A confiança em Deus o levou a agir com organização – ele decidiu trabalhar para ver o cumprimento da promessa de Deus, diminuindo o seu ritmo de vida e deixando de fazer muitas das coisas que fazia até então para construir a arca; com planejamento – ele precisou usar a razão, raciocinar para fazer as coisas acontecerem.
· A Bíblia diz que, pela fé, Noé construiu uma arca. E através daquela arca que ele construiu, com o suor do seu rosto e com o uso da sua razão, ele foi salvo juntamente com toda a sua família. A fé não levou Noé a ficar acomodado. Pelo contrário, por causa da fé ele trabalhou mais ainda.
· Noé se sentiu muito feliz porque Deus cumpriu sua promessa de protegê-lo e por isso louvou muito.

Atividades:

-Faça com eles uma oração de mãos dadas, pedindo a Deus um coração obediente igual ao de Noé.
-Brincadeira que envolva bichos:
-Coloque nas crianças mascara de animais (caso não tenha, desenhar animais em uma folha e distribuir para as crianças, cada dupla será macho e fêmea de um determinado animal); - em um canto da sala será montada uma a arca de Noé (pode ser feita com cadeiras e um pano grande para cobrir) e sobre o comando de uma catequista, que deverá ser o Noé, os animais (as crianças), vão entrando dentro da "Arca" com seu par –O uso da música dentro do encontro é um excelente subsídio para dinamizar e assimilar tudo o que está sendo ensinado. Então sugiro que seja cantada junto com as crianças aquela música do Padre Marcelo (Erguei as mãos).
-Atividade, dentre muitas, bem diferente, pois a criança precisará recortar colar e montar:




Fonte: Blog da pré-catequese (http://wwwblogdaprecatequese.blogspot.com)

DINAMICA DE ORAÇÃO - Orações sem barreiras


Objetivo: Fazer o grupo refletir na importância e confiança na oração pessoal e comunitária.
Dividir o grupo em 3 ou 4 subgrupos. Peça que os grupos dêem testemunho das dificuldades de oração enfrentadas no dia-a-dia e na catequese. Cada subgrupo deve escolher um relator e um testemunho do subgrupo para a assembléia. Na assembléia ser objetivo para não demorar. Peça que tomem nota dos relatos. Leia em voz alta o texto de Romanos 8, 26-27. Peça então que cada grupo se reúna novamente, reze ao Espírito Santo e em seguida formulem uma oração colocando esta preocupação e a pessoa, e encerre a oração com o Pai Nosso. Quando os grupos terminaram de rezar, pergunte como se sentiram, se acharam fácil rezar  assim, o que podem fazer quando estão inseguros, sobre que palavras usar e como rezar, etc..
Você também pode pedir que cada um escreva seu nome e uma preocupação num papel. Depois as crianças sorteiam entre si os papéis e durante a semana devem rezar pela pessoa e preocupação cujo nome está no papel.
Leitura Bíblica: Romanos 8,26-27

Leia mais: http://catequesedaparquiadeipu.blogspot.com/search/label/catequese#ixzz1iRAI0rNp 

DIA DE REIS




A Festa católica que marca a data da visita dos três reis magos: Gaspar, Melchior e Baltazar ao menino Jesus, em Belém. Guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino, ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo:a realeza, a divindade e a humanidade. E o dia de Reis é o DIA DA GRATIDÃO.
A gratidão é um sentimento que traz junto dele uma série de outros sentimentos: amor, ternura, fidelidade, amizade... Mas nunca submissão! É importante não confundir gratidão com atitudes de lisonjas ou bajulação: com servilismo.
Há um quê de nobreza, de olho no olho, de igualdade e reconhecimento da alma, do espírito e do pensamento daquele a quem devemos ou de quem somos alvos de gratidão.
A gratidão é horizontal, lado a lado. Nunca foi, não é, nem será alguma coisa de baixo para cima ou de cima para baixo.
Não há hierarquias na gratidão. Não há diferenças. Aliás, como prima-irmã do amor, seu oposto não é, como muitos pensam, o ódio, mas sim a indiferença. Quem não ama (seja que tipo de amor for: de pai, de mãe, de irmão, irmã, namorado, namorada, marido ou esposa) não é grato.
Quem não ama não é aquele que odeia.
Quem não ama é o que ignora, o ingrato, o indiferente.
Pense nisso, pense na gratidão. Pense, inclusive, como um sinal de maturidade, de harmonia.
Pense. E pratique. Pratique a gratidão.
Não faz mal, não tem contra-indicação. Basta amar. Feliz Dia da Gratidão!(texto extraído do portal São Francisco).