Montagem de um presépio vivo durante todo o decorrer da Santa Missa de Natal...




Quando toda a Igreja estiver cheia e próximo do horário da Santa Missa, as luzes se apagam e um mantra começa a ser entoado... Maria vai entrando costurando, tricotando e quando chega ao altar, senta e começa arrumar as suas coisas de costura: linhas, agulhas, paninhos que deverão ficar próximos do altar para este momento. De repente, o anjo se aproxima e inicia a música Maria e Anjo... Anjos de Resgate. Maria contracena com o anjo até o final da música e senta no 1° banco ao lado de São José.

A missa prossegue e Maria no momento do ofertório se desloca para a porta de entrada com José e já coloca uma almofada na barriga. Eles entram com o pão e o vinho e antes de entregarem ao padre, viram, levantam e mostram a comunidade. E voltam para o seu lugar... A missa prossegue... Maria e José comungam no momento da Comunhão com todos... E saem pelas portas laterais... Após a Comunhão, alguém com voz forte e bem expressivo, proclama uma das passagens do evangelho que narram o nascimento de Jesus. Maria volta com Jesus envolto a panos ( que pode ser um boneco ou bebê de verdade, o qual prefiro) e se coloca próximo ao altar, ao lado de José. Coloca o menino no berço de palha, (que deverá estar forrado e com um travesseiro, para não machucar a criança se for um bebezinho de verdade). Vão entradando algumas crianças vestidas de bichinhos e ficando ao lado de Maria no altar. Passa uma criança correndo, levando uma estrela e os Reis Magos também entram e entregam os seus presentes... Colocando aos pés da cestinha de palha. Aos poucos, o presépio vivo vai sendo montado.

No final da missa, a ideia é que na frente do altar, forme um lindo presépio vivo. Com Maria de um lado e José do outro. Menino Jesus no meio e em volta os bichinhos: cabra, vaquinha, jumentinho... E na frente do cestinho, os presentes dados pelos Reis Magos. E inicia a música: Noite Feliz!!!


2 comentários:

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Que lindo!!!
Vou passar para a Infancia Missionária e ver se querem fazer e se o padre permite.

Pazx de Cristo!

Roberto Garcia disse...

Olá, Paz e Bem... tem um selinho lá no blog para você... Passa lá para pegar...
http://catequistaroberto.blogspot.com
Fique na Paz de Deus e no Amor de Maria
Roberto