MARIA MÃE DE DEUS!!!



Maria e a Santíssima Trindade
A formação mariana nos leva a conhecer em profundidade Nossa Senhora, A ESCOLHIDA, desde toda eternidade, para ser a mãe de Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador dos homens, ontem, hoje e sempre. Mostra-nos claramente sua profunda relação com a Santíssima Trindade, sendo:
- filha predileta de Deus-Pai;
- mãe amorosa e carinhosa de Deus-Filho;
- esposa fiel de Deus-Espírito Santo.
Maria na Bíblia
Referente a ela, Deus afirma, após a queda no paraíso: “Porei inimizade entre ti, serpente infernal, e a mulher, entre tua descendência e a dela. Ela te esmagará a cabeça e tu tentarás feri-la no calcanhar” (Gn 3,15). É dela que Isaias profetizou: “Eis que uma virgem conceberá e dará a luz um filho e seu nome será Emanuel, isto é, Deus Conosco.” (Is 7,14). A ela o anjo Gabriel saudou
Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28). Foi ela que se colocou disponível para que o plano da salvação de Deus se realizasse: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a tua palavra” (Lc 1,38). De serva do Senhor, se torna servidora da humanidade. A ela, Isabel chama de mãe de Deus: “Donde me vem a ventura de ser visitada pela mãe do meu Senhor?” (Jô, 2,3) e se afirma evangelizadora: “Façam tudo o que Ele vos disser” (Jô, 2,5). Ao pé da cruz, no Calvário, ela se torna nossa mãe: “Mulher, eis o teu filho.” “Filho, eis a tua mãe” (Jô 19, 26-27). Ela marca presença em meio aos seus na manhã de Pentecostes: “Todos, unânimes, perseveravam em oração com algumas mulheres, entre as quais, Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1,14). E nós hoje a chamamos de ESTRELA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO.
Mãe de Deus
            Aos 22 de junho de 431, o Concílio Éfeso definiu explicitamente a maternidade divina de Nossa Senhora. Ela é mãe de Deus (Theotokos). Jesus, Filho da Virgem Maria, é Filho de Deus. Afirma a unidade da pessoa de Jesus Cristo com dupla natureza:

            - Divina – igual a Deus-Pai e a Deus-Espírito-Santo;
            - Humana – gerada pela Virgem Maria, igual a nós homens, menos no pecado.

Natal com Maria
            Maria, que viveu intensamente o Natal de Jesus, convida-nos e ensina-nos a viver um Natal Cristão. Ela, no cenário de Natal, mostra sua importância no contexto da obra redentora de Jesus. Sem Maria não temos Natal, nem entendemos o evangelho, nem se realiza a salvação da humanidade. Maria aceita a missão que Deus lhe confia, cumpre-a com coerência e assume com amor suas conseqüências. Acolhendo Jesus nos braços, expressa com eloqüência como assumir a missão de mãe do Salvador. Não estava em seus planos ser mãe, mas o “sim” consciente à proposta de Deus a fez mãe do Messias esperado, do Salvador dos homens. Concebendo por obra e graça do Espírito Santo e gerando a natureza humana de Jesus, ela ofereceu a Deus sua humanidade e acolhe a divindade, assumindo como seu, o Filho de Deus. Com o “Faça-se em mim, segundo a tua palavra”, Maria mostra que a vontade de Deus está acima da vontade humana. Aparece a plena sintonia de Maria com Jesus e seu evangelho. Antes de ser pregado por Jesus, o evangelho foi vivido por Maria. “Meu alimento é fazer a vontade do pai” (Jô 4, 34), iria dizer Jesus. Maria já antes o fizera. Com o “Eis a serva do Senhor” surge surpreendente a coincidência entre Maria e o Evangelho. Jesus insistia na difícil lição do serviço, pois os discípulos tinham enraizada a atitude de competição e ambição de poder. “quem quiser ser o primeiro e maior, seja o servo de todos” (Lc 22, 26), “O que os fiz, fazei-os uns aos outros” (Jô, 13, 14-15), “Não vim para ser servido, mas para servir” (MT 20, 28). Maria já era evangelho vivo do que Jesus iria ensinar.
Concluindo: Maria é exemplo prático de como viver o evangelho. Com Maria aprendermos a acolher Jesus e seu evangelho em nossa vida.



1 comentários:

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Olá amiga revelada...rs , estou passando para lhe desejar um Feliz Ano Novo e pedir que passe lá no blog para pegar o Selinho dos Catequistas Unidos 2012!
http://catequesenanet.blogspot.com/2011/12/catequistas-unidos-crescendo.html
Troque o selo anterior pelo 2012, vamos nos preparar para grandes conquistas no ano que se aproxima!
Paz de Cristo!