O QUE É O MINISTERIO PARA AS FAMILIAS NA RCC






O que é o Ministério para as Famílias?
APRESENTAÇÃO:
1- O QUE É MINISTÉRIO PRA AS FAMÍLIAS?
É o organismo dentro da Renovação Carismática Católica, responsável pela evangelização, acompanhamento e formação das famílias.
Não somos apenas um grupo de pessoas que participa de Grupos de Oração e realiza encontros para evangelização de casais. Queremos ser um trabalho pastoral que leva a vocação de ser família de Deus muito a sério. Nosso olhar está sobre a família como um todo e de qualquer maneira que ela se apresente, oferecendo caminhos para sua santificação para que tenha vida espiritual e social digna.
2- COMO SURGIU?
Surgiu diante da urgência da evangelização do homem em seu contexto na vida social. A família é a primeira célula da sociedade, é o santuário da vida, é onde nasce e cresce a vida humana salva por Jesus na Cruz. É onde o amor floresce e encontra sua mais simples, completa, e profunda forma de se manifestar. É “esperança e alegria” para o homem, como diz João Paulo II.
3- POR QUE FORMAR ESTE MINISTÉRIO EM SEU ESTADO, DIOCESE, CIDADE OU GRUPO DE ORAÇÃO?
Para que, através de um trabalho alinhado à Ofensiva Nacional, possamos trazer a família para dentro do projeto de DEUS. Este desafio envolve desde a restauração completa das famílias já constituídas, com ou sem problemas, orientação a jovens, preparando-os para se tornarem nova sementeiras da verdade e da luz, até a proteção das crianças, para que estas possam desenvolver o potencial do amor de Deus recebido na sua criação.
4- COMO FORMAR ESSE MINISTÉRIO?

NA DIOCESE - Através de um casal coordenador Diocesano do Ministério para as famílias, nomeado pela coordenação Diocesana da Renovação. Este casal manterá contato com os coordenadores de cidades, foraniais, vicariatos, decanatos e se for o caso Paroquiais dando todo apoio e informações necessárias sobre os rumos do Ministério para as Famílias, de acordo com a Ofensiva Nacional da RCC.
NA FORANIA, VICARIATO, DECANATO - Através de um casal escolhido pela coordenação Diocesana do Ministério para as Famílias, em conjunto com os coordenadores Diocesanos da RCC. Este casal ficará responsável pela implantação e pastoreio do Ministério para as famílias na RCC, na forania, decanato, vicariato.
NAS CIDADES/PARÓQUIAS - O coordenador da RCC das Cidades, Foranias, Vicariatos, escolherá um casal para animar ou ser o coordenador Paroquial do Ministério pra as famílias, que fará com que retiros de primeiro anúncio, seminários de vida no espírito e formação com conteúdo dirigido às famílias aconteçam conforme orientação Nacional, Estadual, Diocesana.
5- COMO FAZÊ-LA ACONTECER?
De acordo com a realidade de cada local, em comunhão com o Bispo e com o Pároco. Procurar desenvolver, conforme orientações contidas no projeto nacional para o Ministério para as famílias, atividades específicas dando atenção especial aos cônjuges, jovens vocacionados à vida familiar na sua preparação para o casamento, às crianças, aos viúvos e às famílias incompletas.
Devemos procurar, no que depender de nós, a comunhão com o clero e outros movimentos familiares da igreja para fortalecer o trabalho de pastoral sem, no entanto perder a vocação a que fomos chamados como Renovação Carismática Católica

 fonte http://www.familiasonline.com.br/



0 comentários: