O SEMEADOR ATIVIDADES 2


Andamento:
- Conte a história como Jesus contou para a multidão e os discípulos: Mateus 13: 3 a 9. 
- Os discípulos interrogam Jesus: Mateus 13:10. 
- Jesus explica a parábola ( Jesus ama a você e a mim, ele quer te ensinar através desta parábola que você tem que ouvir mas também praticar a palavra de Deus). 
-Jesus explica a primeira semente: são aqueles que não querem entender, rejeitam, não deixam entrar no coração. Mateus 13:19 ( ex: eu já sou feliz, não preciso de um salvador). 
A segunda semente: são aqueles que ouvem, mas logo desviam, não querem compromisso com Deus. Mateus 13:20 e 21 ( ex: ouço a palavra, fico feliz, mas logo me esqueço). 
A terceira semente: são aqueles que ouvem, mas os prazeres do mundo sufocam a palavra de Deus nos corações e não dão frutos. Mateus 13: 22 ( ex: ouço a palavra que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira, não resisto e minto). 
A quarta semente: são as pessoas que ouvem e obedecem a palavra de Deus. Como por exemplo: obedecendo aos pais, ajudando as pessoas, fazendo o bem, isto é, dar bons frutos. Mateus 13:23.

Clímax: Jesus queria ensinar que a semente é a palavra de Deus, a boa terra é o coração pronto para receber a palavra de Deus.

Conclusão: nesta boa terra, a semente germina e produz bom fruto.

Apelo: faça apelo à criança que ainda não é salva para que tenha a oportunidade de receber o Senhor Jesus como Salvador. 

Desafio: desafie a criança salva a ler a Bíblia e depois praticar, sendo obediente ao que está escrito. Incentive a criança a plantar em um vaso alguma semente e depois cuidar ( Não se esqueça de perguntar nas próximas semanas como a planta está sendo cuidada. Compare o desenvolvimento através da palavra de Deus). 


Sugestões de atividades
Sugestões de atividades  Sugestões de atividades  
1) Leve potinhos, algodão e sementes de feijão para que a criança coloque algodão, água e sementes de feijão, e ao longo das semanas que ela acompanhe os resultados. 
2) Desenhe uma árvore para cada criança, deixe que ela pinte e cole bolinhas de papel crepom vermelho representando os frutos pela obediência à palavra de Deus (reforce o ensino dado à criança). 
3) Use palito de sorvete e façam um coração para cada criança, escreva o versículo para que a criança leve para casa. 




Estudo para o EVANGELIZADOR  Lição 1: O Semeador
Referências bíblicas: Mateus 13: 1 a 23; Marcos 4: 1 a 20; Lucas 8: 4 à 15.
Jesus contou frequentemente, por meio de parábolas, histórias sobre os acontecimentos do dia-a-dia que ele usava para ilustrar verdades espirituais. Considerava a parábola como um método de ensino importante.
Jesus salientou em Marcos 4:13 sobre a importância de entender a parábola do semeador sendo fundamental para o entendimento das outras parábolas.
Vamos meditar cuidadosamente nesta história.
Ela fala de um lavrador que lançou sementes em vários lugares com diferentes resultados, dependendo do tipo de solo.
Consideramos o semeador, a semente e o solo.
O semeador (o professor), a semente (Palavra de Deus) e o solo (o coração da criança).
O evangelizador tem como objetivo ensinar a Palavra de Deus às crianças, e quanto mais ela for plantada, maior será a colheita.
O semeador planta a semente no solo, mas há solos diferentes, porém deve ser plantada independentemente do tipo de solo.
Vamos analisar os diferentes tipos de solo que a semente caiu:
1) Solo de beira de estrada, duro, impermeável. É a pessoa que ouve, mas rejeita, não quer entender, não deixa penetrar no coração.
2) Solo pedregoso (rochoso), onde as raízes das plantas nunca se aprofundam. É a pessoa que recebe a palavra de forma superficial, sem o verdadeiro arrependimento, não quer compromisso com Deus, logo desvia, não se converte de verdade.
3) Solo com espinhos, ervas daninhas, onde nenhum fruto é produzido. É a pessoa que não quer se desligar de algo pecaminoso, procura sucesso, pessoas, riquezas que impedem a busca do reino de Deus. A vida cristã não consegue brotar, é sufocada pelas raízes do mundo.
4) Solo bom, fértil, onde produz fruto. É a pessoa que realmente nasceu de novo, prova que tem uma vida com Deus. A palavra é recebida, entendida e obedecida. Onde os aspectos do fruto do Espírito são manifestados na sua vida diária.
A conclusão desta parábola é deixada para cada um escrever: pela fé cremos que cada criança é um solo fértil, onde produzirá muitos frutos ao longo de sua vida. E você? Que espécie de solo você é?  

0 comentários: