Joio e o trigo Atividades 2


 O Trigo e o Joio

Base Bíblica: Mateus 13:24 à 30 e 36 à 43
Versículo para memorizar: 1 Pedro 3:11
Ensino principal: Que a criança creia que existe o bem e o mal, que saiba distinguir as atitudes boas das más, e que pratique o bem sendo obediente, ajudando e falando de Jesus aos outros.

Introdução: Há gêmeos que nascem bem parecidos, não é?
Mas são diferentes, sabe porquê?
Não são a mesma pessoa, tem personalidades e temperamentos diferentes.
Só são parecidos por fora, mas por dentro são diferentes.
Na lição de hoje, o Senhor Jesus conta uma parábola que fala de duas coisas que são parecidas, mas na verdade são bem diferentes uma da outra, vamos ver o que é?

Andamento:
-Conte a parábola como Jesus contou para a multidão e os discípulos versículos 24 a 30.
-Depois explique como Jesus fez aos seus discípulos - versículos 36 a 43. Jesus explica sobre o reino dos céus.
Diz que o semeador é Ele (Jesus). O campo é o mundo. O trigo são as pessoas que amam e obedecem a Deus. O joio são as pessoas que odeiam a Deus e fazem maldades.A colheita será quando Jesus voltar. Os anjos vão fazer a colheita. As pessoas que amam a Deus vão para o céu. As pessoas que não amam a Deus irão para o inferno, ou seja, vão ficar sofrendo para sempre.

Aplicação à vida da criança:
Jesus está dizendo que Ele é o único que pode mudar a minha vida e a sua. É Ele quem semeia a palavra nos corações e que, quando você o recebe como Salvador, você se torna filho de Deus.
Se você já recebeu Jesus como seu Salvador, Deus quer que você creia que existe o bem e  o mal,  que Ele o ama e o quer sempre ao seu lado. Que você saiba distinguir as atitudes  boas das más, como por exemplo: não fazendo as mesmas coisas que as pessoas que não amam a Deus fazem. Pode ser que algum amiguinho queira te levar a fazer coisas más, tais como: brigar, falar palavrão, fazer pequenos roubos, etc...
Deus quer que você seja obediente praticando a Palavra de Deus, falando do amor de Jesus às pessoas.

Clímax: O trigo e o joio parecem iguais, mas quando  colhido o trigo tem muita utilidade; inclusive para fazer pão, bolo, massas e muitas outras coisas. O joio não serve para nada, é uma semente oca e deve ser queimada.

Conclusão: Jesus disse que um dia irá voltar para separar o trigo do joio. O trigo será colhido e levado para o céu, e o joio será queimado, irá para  o inferno. O bem e o mal estão juntos, misturados no mundo. Na colheita final, eu quero fazer parte do campo de Deus! E você?

Oração:  Senhor Deus, protege-nos da influência das pessoas más e ajuda-nos a sermos pessoas boas, que amam e servem o Senhor. Em nome de Jesus, Amém.

Faça apelo dando oportunidade para as crianças que ainda não receberam Jesus como Salvador.

0 comentários: