ASCENSÃO DE JESUS ATIVIDADES




No domingo  celebraremos a Ascensão do Senhor. Mas, o que significa ascensão? Ascender significa "subir", portanto, ascensão significa "subida". Nesta data comemoramos a "subida" de Jesus aos céus quarenta dias após a sua ressurreição no dia da Pácoa. Ele promete a vinda do Espírito Santo aos discípulos e manda eles irem pelo mundo pregar o Evangelho.
Por isso, no domingo seguinte ao da ascensão vamos comemorar a Solenidade de Pentecostes ou do Espírito Santo, isto é, a vinda, a "descida" do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre toda a Igreja. Neste ano a comemoração de Pentecostes será no dia 12/06/2011. A data é móvel e varia de acordo com o dia em que for comemorada a Pácoa. Portanto, primeiro Jesus ressuscita, depois sobe aos céus e depois nos envia o seu Espírito Santo.
é importante não confundir ASCENSÃO COM ASSUNÇÃO. A ascensão se refere a Jesus que ascendeu (subiu) aos céus por seu próprio poder. A assunção se refere a Nossa Senhora que foi assunta (assumida, levada) aos céus pelosanjos, pelo poder de Deus e não pelo seu próprio poder.
Hoje, comemoramos a ascensão do Senhor. Jesus cumpriu a sua missão na terra e sobe ao céu, vai para junto do Pai. No entanto, convém ressaltar que o Céu não está localizado acima das nuvens, como nossa imaginação humana descreve.
O Céu não é um local específico e tão distante. Jesus está bem mais próximo de nós do que imaginamos. Subir aos céus, ir para junto do Pai, não significa uma separação. Jesus nunca nos abandonou, nem nos deixou sozinhos.
O texto de hoje é o último capítulo do evangelho de São Mateus. Jesus, a única autoridade entre Deus e os homens, dá aos discípulos esta ordem: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Durante os quarenta dias de permanência na terra, após sua ressurreição, Jesus aparece por diversas vezes aos seus discípulos. Depois, retorna ao Pai na Glória Celeste. Agora cabe aos seus seguidores, guiados pelo Espírito Santo, continuar a obra de Jesus.
Jesus é uma presença constante, está sempre ao lado de sua Igreja. Jesus está presente no nosso próximo. Presente, sobretudo naqueles que sofrem, nos pobres, nos humildes e nos menores. Quem quer de fato encontrar Jesus, deve procurá-lo entre os oprimidos, fracos e pequenos.

fonte;cantodapaz.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Val , essa ideia da ascensão foi simplesmente sensacional , parabens , vou usar na catequese , obrigado !

** SOLZINHA** disse...

Amei. ..
Tem os moldes?
Deus abençoe.