DISCIPULOS DE EMAUS ATIVIDADES E TEATRINHO



O evangelho de Lucas 24,13-35 conta a história de dois discípulos que, depois dos acontecimentos da Paixão e Morte de Cristo, deixam a cidade de Jerusalém e voltam decepcionados para a aldeia de Emaús. No caminho percebem que não estão sós, que Alguém os acompanha. Chegando à aldeia, ao entardecer, sentem-se cativados pelo "estranho" que se juntara a eles no caminho e exclamam: "Já é tarde. Fica conosco, Senhor". Convidando o hóspede a sentar-se à mesa, reconheceram, ao repartir o pão, que era o Cristo. Cheios de entusiasmo, voltaram a Jerusalém para anunciar e proclamar que Jesus Cristo ressuscitou e vive.



Fazendo um parelelo com a nossa realidade, sabemos que muitos jovens batizados (crismados) fazem experiência semelhante no caminho da vida, um caminho caracterizado pelo sabor amargo de um entardecer, ou seja, da insatisfação, da solidão, da dúvida e descrença. Muitos jovens, iniciados com entusiasmo no mistério da fé cristã, hoje estão tristes e abatidos como se Deus estivesse morto para eles. Falta quem lhes ajude a fazê-los tomar consciência de que alguém os acompanha nesta hora, caminha ao seu lado, desde que haja amor e hospitalidade. Emaús nasce, assim, com o objetivo de fazer a geração jovem redescobrir a face jovem do Cristo e anunciá-lo aos jovens que o perderam ou nunca o conheceram











DISCIPULOS DE EMAUS: JESUS ACABA COM SOFRIMENTO


Tobias: Não Pode ser viu! Que coisa chata!Sara: ai?
Tobias: Ah Sara sabe o que foi a Joaninha....O que foi Tobias rsrs porque vc esta resmungando 
Sara: Não me diga que ela tomou todo o seu sorvete de novo?
Tobias: Não, se ela fizesse isso não ficaria tão bravo assim.
Sara: Nossa! O que é pior do que a Joaninha tomar o seu sorvete?
Tobias: Ela me assustou.
Sara: Mas também com aquela cara assusta qualquer um...Tobias: Ai, ai, ai, não é isso Sara. Ela me disse que ia passear na casa de sua avô no fim de semana e não viria pra cá. Então eu resolvi passear no parque sozinho....
Sara: Sozinho? Mas sua mãe deixou?
Tobias: Eu fui com a Tetê.Pois bem, daí apareceu uma menina de boné de macacão rosa, uma pessoa muito legal. Brincamos a tarde toda mas ela não disse uma palavra.
Sara: E daí? Você ficou triste por ela não ter falado com vc?Tobias: Não é que nos brincamos de pega-pega e no final da brincadeira ela correu e caiu sentada no tanque dos patinhos.Sara: Coitadinhos!
Tobias: Dela?
Sara: Não dos patinhos, morreram esmagados!!!
Tobias: Ora Sara to falando serio!!!Sara: Eu também, mas então o que aconteceu quando ela caiu sentada no tanque dos patinhos? Vc chamou o guincho?Tobias: Sim, Nãoooooo! Que guincho que nada foi ai que eu descobri uma coisa...
Sara: O que?
Tobias: Descobri que aquela menina não me era estranha, a única pessoa que brinca de pega-pega e toda vez cai sentada no tanque dos patinhos é nada mais e nada menos que a JOANINHAAAAA!!!!
Sara:
 Nossa e vc nem percebeu que era ela?
Tobias: Não porque ela me disse que iria ficar na casa da vó dela...
Sara: Nossa isso me fez lembrar de Jesus. Quando seus discípulos vinham caminhando pela estrada e encontraram com uma pessoa que os acompanhou. Eles estavam muito tristes porque Jesus havia morrido. E então quando aquele estranho partiu o pão perceberam que era quem? Quem?
Tobias: O padeiro! Porque quem parte o pão é o padeiro certo?
Sara: ERRADAMENTE ERRADO! Presta atenção Tobias, creduuuuu!!! Quando ele partiu o pão reconheceram na hora que aquele desconhecido era nada mais nada menos que Jesus...

Tobias:
JESUS!!! NOSSA!!!!!!! Eles pularam de alegria não foi?Sara: Com certeza devem ter pulado mesmo. Jesus havia ressuscitado no terceiro dia como havia prometido. Mas os discípulos ficaram tão tristes com a morte de Jesus que se esqueceram disso.
Tobias: Nossa é mesmo!
Sara: Então Jesus nos ensina q às vezes não entendemos porque sofremos por exemplo , os discípulos sofreram uma perda Jesus havia morrido. Mas através do sofrimento veio a alegria: Jesus esta vivo!!!!
Tobias: Pois é, Sara, agora entendi; mesmo quando sofremos por algo temos que ter confiança em Jesus e nas suas promessas porque tudo é para o nosso crescimento. E temos q ser firmes na fé, e acreditar que pelas mãos de Deus tudo vai mudar e ser melhor.
Sara: Isso ai Tobias!!!!!Então vamos orar pedindo essa graça a Jesus?
Tobias:Sim vamos!
Sara: Por mais que nos deixe tristes não podemos esquecer que Jesus esta conosco. Ele sempre estará até o fim dos tempos.Ele nos ama se um dia morreu, ressuscitou e hoje se faz presente na comunhão é por amor a cada um de nós...
Tobias: Nossa Sara que lindo.buaaaaa Jesus me amamesmo.Buaaaaaaa!!!!
Sara: Esta chorando porque?
Tobias: AI de emoçao como jesus é lindo!!!!!!!!!!

3 comentários:

Unknown disse...

oi Val,
publiquei seu teatrinho no meu blog,
espero que não se importe,
passa á pra vêr!
bjs,
Lúhh♥

Unknown disse...

link:
http://catequesejesusinfantil.blogspot.com.br/2012/04/caminho-de-emaus.html

Heloisa disse...

Amei! Vou utilizar este teatrinho amanhã na missa. Obrigada por nos permitir partilhar uma ideia tao legal, que é evangelizar com teatro. VAleu.
Paz e bem!
Heloisa - Ceilândia- DF