Missa 5º Domingo da Quaresma Jesus nos chama à vida!

Esta missa recebi de novas amigas de Uberlandia Luziane da comunidade São Paulo.....mto obrigada!!!


Acolhida:
Lu: Bom dia criançada! A quaresma está chegando ao fim! Deus sempre nos chama a conversão e nestes quarenta dias este chamado é ainda maior. Alguém aqui sabe me dizer o que é conversão? É isso mesmo, mudar de atitude, mudar de vida. E pra gente viver junto de Deus devemos nos livrar das coisas que nos desviam dos caminhos do bem, como o pecado, que gera sofrimento e tristeza nas pessoas. Sabe o que eu lembrei, da campanha da fraternidade. Ela é uma forma de conversão, porque nos leva a pensar nas nossas atitudes erradas e nos faz mudar. Este ano o tema nos fez pensar no nosso planeta, na natureza. Como estamos tratando da nossa casa? Quem aqui pensou sobre isso e mudou seus hábitos? Quem passou a reciclar o lixo, não sujar as ruas?  Ei tia Andrea, que é isso que você ta fazendo ai?
Andrea: ( explicar o trabalho feito com a turma da catequese e se possível chamar alguns pra explicar o desenho)
Lu: Que legal!! É bom sabermos que juntos podemos fazer muito, mas com Deus a nos guiar podemos muito mais! E nessa alegria da união vamos ficar de pé e cantando com muita alegria receber o padre Júlio cantando....

Ato penitencial:
Lu: Como eu disse no começo, Deus sempre nos chama a conversão, a caminhar junto Dele. Mas pra caminhar ao lado Dele podemos estar com o coração cheio de pecado, sujo? Não, ne! E como está o nosso coração hoje, tem aquele pecadinho da mentira, da desobediência, da raiva, da falta de perdão. E o que devemos fazer para limpar o nosso coração e podermos caminhar junto de Deus? Pedir perdão, então vamos pedir perdão a Deus por nossas faltas cantando....

Liturgia da palavra:
Lu: Hoje Jesus nos mostra que se tivermos fé e seguirmos seus ensinamentos, a morte não é o nosso fim último, pois ressuscitaremos para uma vida nova e plena. Quem vai ler pra nós será ________________.

Evangelho:
Lu: Ao ressuscitar Lázaro, Jesus demonstra ser o Filho de Deus. Vamos ficar de pé para aclamar o Santo Evangelho cantando....

Homilia:
Lu: Bom dia crianças!!
Andrea: Bom dia tia Lu.
Simone: Tia o que é isso ai?
Lu: Isso é pra nossa aula de hoje. Quero ver quem prestou atenção no evangelho, aquele que fala sobre a ressurreição de Lázaro.
Andrea: Ah eu prestei muita atenção, mas tem algumas coisas que eu não entendi, até anotei aqui!
Simone: Eu também!
Lu: O que vocês não entenderam?
Andrea: Por que Jesus deixou que Lázaro morresse se Ele podia ter curado ele?
Lu: Jesus diz que aquela enfermidade não era para a morte e sim para a glória de Deus. Era preciso que Lázaro morresse para que quando Jesus retornasse o ressuscitasse revelando a glória de Deus aos incrédulos.
Andrea: Agora entendi, é porque tinha gente que ainda não acreditava que Jesus era verdadeiramente o filho de Deus.
Lu: Isso mesmo.
Simone: Tia Jesus era amigo de Lázaro, Ele chorou pela morte dele.
Lu: Claro, ao ver o sofrimento das irmãs de Lázaro, o lado humano de Jesus se fez presente e Ele chorou sim.
Andrea: Quando Ele chegou ao sepulcro, mandou que tirassem a pedra. Ele sendo Deus não poderia mandar que os anjos tirassem a pedra?
Lu: Poderia, mas Deus só faz aquilo que o homem não pode fazer, pois é o Deus do impossível. E tirar a pedra era algo que eles podiam fazer. Para que Lázaro saísse era preciso tirar essa pedra, no nosso caminho às vezes tem algumas pedras que nos impedem de chegar até Deus. Nós precisamos pensar na nossa vida e perceber quais são essas pedras e tirá-las para chegarmos até o coração de Jesus.
Simone: Ah teve a parte em que Jesus agradeceu ao Pai, eu achei tão bonito!!
Lu: Isso mesmo, e depois chamou Lázaro para fora, e então... ele saiu!
Simone: Buuu!! (cutuca a Andrea)
Andrea: Ai que susto!! Nossa tia será que as pessoas se assustaram assim também?
Lu: Sim, mas não pelo mesmo motivo que você, e sim porque tinham acabado de presenciar um milagre realizado por Jesus.
Simone: Ou porque ele saiu parecendo uma múmia, todo enrolado!!
Lu: Isso era porque naquela época as pessoas eram envoltas em faixas de tecido antes de serem sepultadas. Mas Jesus logo ordenou que tirassem as faixas para que Lázaro pudesse se mover, mais uma vez mostrou que os homens devem ajudar o seu próximo.
Andrea: Sabe o que eu lembrei. Daquele dia na missa que a tia usou a venda para falar sobre o pecado. Simone: É mesmo, essas faixas são como as coisas do mundo que envolvem as pessoas, imobilizando e vendando seus olhos impedindo-as de enxergar a grandeza de Jesus e de ir ao seu encontro.
Lu: Isso mesmo, nós devemos ajudar nossos irmãos que estão no pecado, mostrando o quanto Deus é bom e misericordioso. Agora vocês entenderam tudinho? Então nossa tarefa desta semana é falar de Deus para aqueles que ainda não o conhecem, mostrando o quanto é bom estar junto Dele, combinado. Então até a próxima aula!!

 Muito obrigado que Deus te abençõe!!!




0 comentários: