A Pesca Milagrosa - Lucas 5, 1-11



Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo! De hoje em diante você será pescador de homens." Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo, e seguiram a Jesus".
Lucas 5:10b-11



Atividades


ESTA CAIXINHA SERVE PARA COLOCAR RASCUNHOS DE FOLHAS JÁ USADAS NO VERSO(RECICLAR).
USAMOS CAIXA DE LEITE, E.V.A., PALITO DE CHURRASCO E LINHA.

- Somos chamados por Deus à vida, e esta nossa vida nós podemos representar como um barco que navega em alto mar.




Entregar uma folha em branco para cada participante.

- Somos chamados por Deus à vida, e esta nossa vida nós podemos representar como um barco que navega em alto mar.

(fazer o barco de papel)


Há momentos da nossa vida que este mar se mostra calmo, mas em muitos momentos nós navegamos por entre tempestades que quase nos levam a naufragar.

Para não corrermos o risco de naufragar, precisamos equilibrar bem o peso de nosso barco, e para isso temos que ver o que pode estar pesando dentro desse barco.



O barco pesa do lado direito. São influências do mundo.
Exemplos:
- ambição
- drogas
- televisão
- inveja, etc

Vamos tirar de dentro do nosso barco tudo isso para que ele se equilibre novamente.

(cortar a ponta do lado direito do barco)



Navegamos mais um pouco e de repente percebemos que o outro agora é que está pesado, precisamos tirar mais alguma coisa deste barco.

Deste lado do barco está pesando:
- egoísmo
- infidelidade
- impaciência
- desamor
- falta de oração, etc

(cortar a ponta do lado esquerdo do barco)



Percebemos agora que existe uma parte do barco que aponta para cima, é a nossa fé em Jesus que nós queremos ter sempre dentro do nosso barco, esta nossa fé nós vamos guardar e cuidar com carinho para nos sustentar na nossa jornada.

(cortar a ponta de cima do barco em forma meio arredondada e colocar em algum lugar visível)



Vamos abrir este nosso barco e ver como ficou?

(abrindo uma vez, parece uma camisa)



Esta é a camisa do cristão, somos atletas de Cristo, e como bons atletas que somos temos que usar muito essa camisa para que nosso time sempre vença. (comentar alguma coisa sobre nosso dever de ser cristão)

Depois de suarmos esta camisa, nós podemos ter certeza disto:

(abrir a camisa e mostrar a cruz, sinal da certeza da nossa salvação)



Só conseguiremos esta salvação se assumirmos a proposta de Cristo. (olhando através da cruz podemos ver nosso próximo e entender suas necessidades)

Como vamos nos manter firmes nesta caminhada de cristão não deixando que nosso barco afunde?

Temos que nos alimentar, e aqui está o único e verdadeiro alimento para nossa alma, que nos faz fortes e perseverantes:

Esta pontinha do barco que guardamos (mostrar e perguntar o que é)
Resposta: Eucaristia



(esta é a certeza que Jesus estará sempre dentro do nosso barco para enfrentar conosco qualquer tempestade)
E essas partes que sobraram? são os remos que vão sustentar nosso barco caso venham outras tempestades em nossa vida:
(dois para nós e dois para Jesus)
 Eu fiz com as crianças e eles amaram, foi lindo!! obrigado viu sheila.
fontehttp://semeandocatequese.blogspot.com

A FESTA DA MISERICORDIA


JESUS, EU CONFIO EM VÓS!



No ano de 1931 , em , Nosso Senhor Jesus Cristo apareceu à Ir. Faustina Kowalska.

Ele estava vestido de branco, uma das mãos erguida para a bênção, e a outra tocava-lhe a túnica entreaberta sobre o peito, donde saíam dois grandes raios: um vermelho e o outro pálido, representando o sangue e a água derramados por nós na sua dolorosa paixão.



Ele disse:



_ Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que esta imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar esta imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória.(D.47 e 48)



Jesus continuou aparecendo diversas vezes à Ir. Faustina, sempre oferecendo Sua Divina Misericórdia, fazendo promessas e ensinando orações.


Às três horas da tarde, implora à Minha misericórdia especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a Hora de grande misericórdia para o Mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão... (D. 1320)
























Noutra aparição, disse-lhe:

Desejo que, no primeiro domingo depois da Páscoa, a Imagem seja exposta publicamente. Esse Domingo é a FESTA DA MISERICÓRDIA. Pelo Verbo Encarnado dou a conhecer o abismo da minha misericórdia. (D. 88)


Mais tarde, acrescentou:

Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Nesse dia, estão abertas as entranhas da Minha Misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da Misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças. (D.699)



É uma oportunidade de salvação para o mundo inteiro, oferecida por Jesus.


Se você quiser saber mais sobre a Divina Misericórdia, leia o livro DIÁRIO - A MISERICÓRDIA DIVINA EM MINHA ALMA, de SANTA M. FAUSTINA KOWALSKA.


Você vai se apaixonar!

JESUS MISERICORDIOSO


Jesus misericordia de nós de nosso ministerio, vem sobre nosso ministerio deramar tuas bençãos, pois hoje mais do que nunca precisamos de Ti para nos dar a direção, pois nosso ministerio so existe para honra e gloria á Ti SenhoR!!!!

MISSA DA PÁSCOA



MISSA DA PASCOA

Com:Bom dia! Hoje é um dia muito especial..
RAFAELI: bom dia! Põe especial nisso, nossa eu não via a hora deste dia chegar.
Eu quase nem dormi esta noite pra ver se amanhecia logo.
Com: E você sabe o que significa Páscoa?
RAFAELI: Eu sei.. Festa do Chocolate.
Com: Não menina. Significa passagem. Passagem da morte para a vida. Quando Cristo vence a morte na cruz Ele nos dá também a condição de vencedores.
RAFAELI: Mas isso faz tanto tempo. Vale pra nós?
Com: Sim amiguinha. Ele nos convida também hoje a sair da tristeza e passar para a alegria, a passar da raiva para o amor, a sair de toda situação de morte para a vida.
RAFAELI: Agora entendi! É por isso que passamos 40 dias refletindo, jejuando, orando e essa semana fomos convidados a confissão?
Com: Isso mesmo amiguinha. Depois dessa semana tão linda em que relembramos a Paixão de Cristo agora somos convidados a grande festa.
Com: a Festa da ressurreição.
RAFAELI: oba, eu adoro festas!!!
Com: Então vamos chamar logo o padre que essa festança já vai começar. Fiquemos em pé e acolhamos com alegria o padre....., os ministros cantando.
ATO PENITENCIAL
Catequista: Olhem crianças... vocês estão vendo esta vela,igual ao nosso cilrio pascal qual o combustível que esta chama precisa pra não se apagar? De Oxigênio, que tem no ar.... e se nós cobrirmos ela assim? Ela irá ficar fraquinha, pode até apagar, não é mesmo?

Assim também é o nosso coração, quando deixamos o pecado entrar, o amor dentro dele vai ficando fraquinho...mas Deus na sua infinita misericórdia nos deu o perdão, que vem limpar o nosso coração para que o amor de Deus possa enchê-lo. E é esse amor que é o combustível para a nossa vida. 

Para que Deus possa limpar nosso coração, peçamos perdão cantando.
LITURGIA DA PALAVRA
Com: (levar um sol de EVA ou cartolina- os fantoches podem auxiliar nas repostas que o comentarista perguntar) Crianças olhem o que eu tenho nas mãos. O que é? Um sol, muito bem. Pra que serve o sol? Pra iluminar, aquecer. Ele escolhe um lugar pra iluminar ou ilumna todos sem distinção? Todos não é? Pois é assim é o amor de Deus. Ele nos ama a todos sem distinção. è o que vamos ouvir na palavra de Deus. Fiquemos atentos e prestemos atenção.




  TEATRINHO SOBRE A PASCOA DE AÇÃO DE GRAÇAS
 (Personagem 01: Oi amiguinho estava mesmo te procurando. A páscoa chegou e tenho um presente pra você.
Personagem 02: Que bom pois eu também tenho um pra vocÊ.
P1: Olha comprei uma caixa de bombom pra você.
P2: e eu amiguinho lhe trouxe uma velinha. Pra você se lembrar que é luz na minha vida.
P1: Mas na páscoa a gente não tem que dar chocolate? E o coelhinho demorou tanto tempo pra botar um ovinho...Desde o ano passado.
P2: Páscoa não é festa do chocolate. Coelho nem bota ovo. É festa da ressurreição de Cristo. É festa da vitória do Senhor. Vamos relembrar o que aconteceu essa semana. Primeiro Jesus foi condenado por Poncio Pilatos, carregou a cruz... Estava pesada, ele caiu tres vezes. Um homem, Cirineu até o ajudou a carregar. Sua mãe estava ao lado dele o tempo todo. No calvário ele foi crucificado. Foi entçao sepultado e no terceiro dia. Tharam!!!Ressucitou vencendo a morte e nos devolvendo a vida e o perdão.
P1: A páscoa então é uma grande festa pra nós católicos. Mas então por que falam em coelho, chocolate e tantas outras coisas.
P2:Existem alguns símbolos que representam a páscoa. Coelho é um animal que reproduz muito e rápido, por isso representa a vida se multiplicando. Alguns animais põe ovos, o coelho não. A partir desses ovos nascem uma nova vida por isso representam a páscoa, é um novo começo, uma nova vida trazida por Jesus.
P1: E a vela que você me deu?
P2: A vela lembra a luz, como a do círio pascal que acendemos na noite de sábado de aleluia. Quem esstá em Cristo está na luz. Assim como Cristo é luz, nós também somos convidados a ser luz. Pão e o vinho representam o alimento que será transformado em corpo e sangue de Cristo que é o alimento para nossa alma.
P1: Nossa quantas riquezas tem a nossa igreja. Que festa bonita comemoramo hoje.
P2: Festa linda de Cristo Jesus. Quem aqui gosta desse dia? Então não devemos esquecer a Páscoa é a passagem da morte para a vida.

QUINTA FEIRA SANTA




INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL 
Instituição da Eucaristia e Lava-Pés
Obs.: Dia do sacerdócio católico.

"Seu corpo por nós imolado é nosso alimento e nos dá força, o seu sangue por nós derramado é a bebida que nos redime" (Prefácio da Eucaristia).

Nesta noite reunida em torno à mesa seremos uma só família com Jesus nosso irmão vai lavar nossos pés para nos dizer que devemos servir uns aos outros. Ele nos falará com o coração: "Amai-vos como eu vos amei". 

PÁSCOA E ATIVIDADES



- A Páscoa

1- Objetivo: Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira Páscoa. Ele é o Cordeiro Pascal que foi morto para nos dar vida!
2- Quebra-Gelo: Quando você ouve a palavra “páscoa” o que vem à sua mente?
3- Versículo para Memorizar: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29
4- Referência Bíblica: Êxodo 12
5- Mensagem: A Páscoa está chegando! A maioria das pessoas pensa em coelhos e chocolates. Os coelhos são muito fofinhos, e é muito gostoso comer chocolate. Aliás, não precisamos ter uma data certa para comer chocolate, a única diferença é que o chocolate, nessa data, é feito no formato de um ovo. Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes. O ovo era considerado símbolo de vida, o chocolate significa força e energia. Mas, na verdade , o significado da Páscoa tem a sua origem na Palavra de Deus, e não tem nada a ver com ovos de chocolates ou coelhos. Vocês se lembram da história do povo de Israel, quando eles viviam no Egito, como escravos? E o Senhor mandou pragas para que faraó deixasse o povo de Israel sair do Egito? Vocês se lembram de algumas delas? A última praga foi a morte de todos os primogênitos (filhos mais velhos), de cada família egípcia, inclusive a morte do filho do faraó. As crianças israelitas não morreram, porque o sangue de um cordeiro foi derramado nos batentes das portas das suas casas. Depois que aconteceu isso, faraó deixou os israelitas saírem do Egito. Eles foram libertos da escravidão. Por causa desse grande livramento, a Páscoa passou a ser comemorada, como a noite que Deus poupou Israel, salvando suas crianças e libertando a todos! O Senhor disse como a Páscoa deveria ser comemorada: “O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito... naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos (sem fermento)e ervas amargas a comerão... Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.” . Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa. Por que comemoramos a Páscoa hoje? Jesus veio aqui na Terra, para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Ele foi humilhado, maltratado e morreu como um cordeiro. Depois ele ressuscitou no terceiro dia, e hoje ele vive! Deus enviou seu filho unigênito (único), sem defeitos. Jesus é como aquele cordeiro da Páscoa dos hebreus. Todos os que aceitam seu sacrifício são libertos da escravidão do pecado e da morte, assim como os Hebreus foram libertos pelo sangue dos cordeiros passado nas portas.
6- Aplicação: Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele morreu para nos dar a vida eterna! A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado! (Líder, faça o apelo pra quem ainda não aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador).
7- Atividade: Celebre a Páscoa com as suas crianças. Use carne assada ( ou salgadinho de bacon), ervas amargas (verduras amargas), pão sem fermento (ou pão sírio) e para tomar, suco de uva. Explique o significado às crianças: o cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor da humanidade, o pão asmo, o nosso Senhor Jesus, que morreu por nós sem nenhum pecado, o vinho, simbolizando o sangue que Jesus derramou na cruz para nos salvar da morte, ervas amargas, representam a escravidão, serviam para lembrar o povo judeu como era ruim a escravidão no Egito, e hoje nos lembram como é ruim, ser escravos do pecado.
FONTEhttp://bibliaeaciencia.blogspot.com


QUINTA FEIRA SANTA ATIVIDADES


DOMINGO DE RAMOS


O Domingo de Ramos pode ser chamado também de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor", nele, a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus que se entregou ao Pai como Vítima Perfeita e sem mancha para nos salvar da escravidão do pecado e da morte. Crer nos acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é crer no mistério central da nossa fé, é crer na vida que vence a morte, é vencer o mal, é também ressuscitar com Cristo e, com Ele Vivo e Vitorioso viver eternamente. É proclamar, como nos diz São Paulo: ‘"Jesus Cristo é o Senhor", para a glória de Deus Pai' (Fl 2, 11).