A CURA DO CEGO DE NASCENÇA




Tema: Jesus é a luz do Mundo!


1- Versículo para Memorizar: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. (João 8.12)

2- Objetivo: Ensinar as crianças que sem Jesus, nós estamos perdidos como cegos. Quem tem Jesus tem direção, pois Ele é a nossa luz.

3- Quebra-Gelo: O Líder deverá apagar a luz ou pedir para as crianças fecharem os olhos e descreverem o que estão sentindo, e pedir para dizerem o que não podem fazer sem a luz ( você pode dar alguns exemplos e pedir para elas continuarem, ex: elas não podem ler, não podem assistir televisão, não podem atravessar a rua, etc .). Explique que precisamos de luz, para podermos estudar, ler, atravessar uma rua, etc. Assim também é nossa vida com Jesus, Ele é a nossa luz que nos ajuda a fazer as coisas certas . A pessoa que não conhece Jesus, anda em trevas, na escuridão, não consegue enxergar a Deus e por isso não obedece a Ele, e não pratica o bem. Mas quando ela aceita a Jesus, a luz do Senhor ilumina a sua vida, e ela começa a enxergar a Deus, o Seu amor e a Sua bondade, e passa a obedecê-lo, praticando coisas boas, como obedecer às autoridades, falar sempre a verdade, tratar bem aos seus amigos,etc.

4- Leitura da Bíblia: João 9.1-11

5- Mensagem: Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. Os seus discípulos perguntaram: Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou dos pecados dos pais dele? Jesus respondeu: Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele. Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou, Pois está chegando à noite, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego e disse: Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer disser ‘’ Aquele que Foi Enviado’’) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo. Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam: Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola? É! Diziam alguns. Não, não é. Mas é parecido com ele. Afirmavam outros, Porém ele dizia: Sou eu mesmo. Como é que agora você pode ver? Perguntaram. Ele respondeu: O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: ’’ Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto. ’’ Então eu fui, lavei o rosto e comecei a enxergar. Que tremendo foi esse milagre! O cego era reconhecido por todos que passavam ali, pois ele vivia triste, mas agora havia alegria em sua vida.
Há outro tipo de pessoas cegas. São pessoas que ainda não aceitaram a Jesus. Por isso vivem praticando o pecado, e não enxergam o mal que fazem. Mas vocês que conhecem a Jesus, já possuem a luz do Senhor, devem levar esta luz a pessoas que estão cegas espiritualmente. Líder, ore com as crianças para que a luz do Senhor, possa brilhar através delas, porque o Senhor quer usá-las para que as pessoas saiam das trevas e recebam a luz de Deus! Faça o apelo também se tiver alguma criança não crente.

6- Exercício de fixação: Pegue uma cadeira, uma venda para os olhos e 4 sapatos por jogador. Coloque as cadeiras em extremidades da sala e indique uma cadeira para cada jogador. Faça a brincadeira com dois jogadores por vez. Em seguida, coloque uma venda nos olhos dos participantes e distribua pelo chão os quatro sapatos. Cada vez que um jogador encontrar um sapato, deve ir até a sua cadeira para colocá-lo debaixo de um dos pés da cadeira, como se estivesse calçando-o. é importante não se enganar de cadeira na hora de calçá-la. O primeiro jogador a calçar sua cadeira com os quatro sapatos e no tempo definido pelo líder será o vencedor. Durante a brincadeira, o jogador pode, por três vezes, pedir auxílio para o líder, falando: Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. João 8:12. O líder, então, pode tirar a venda dos olhos para que o jogador olhe ao redor e volte a vendar os olhos. Moral: Quem tem Jesus tem direção, porque Ele é a Luz da vida!

FONTE AGUA VIVA KIDS

0 comentários: