Sal da terra e luz do mundo





sal da Terra

OBJETIVO: conversar sobre o significado desta mensagem de Jesus, que diferença esse conhecimento pode fazer em nossas vidas, o que podemos e devemos fazer para ser o sal da Terra.

OBJETIVO: conversar sobre o significado desta mensagem de Jesus, que diferença esse conhecimento pode fazer em nossas vidas, o que podemos e devemos fazer para ser a luz do mundo.

MATERIAL: o texto do Sermão do Monte, uma lanterna ou uma caixa de fósforos.

COMO APLICAR: leve o texto completo, aonde está esta a mensagem. Ela também faz parte do fechamento das Bem-aventuranças, assim como o sal. Converse com o grupo sobre a luz. Fale sobre a luz física, esta que enxergamos, que clareia os ambientes, revela o nosso entorno, evitando tropeços e esbarrões. Lembre-os da época da formação do planeta onde tudo era trevas e sombras, névoas densas que não nos permitia enxergar logo 'a nossa frente. Apague a luz da sala e deixe-a na completa escuridão, se for possível. Senão, solicite que fechem os olhos. Peça que o grupo fale sobre suas sensações, dúvidas do que está a sua frente. Convide um voluntário a se levantar e a realizar alguma tarefa simples. Comente com o grupo o resultado. Acenda a lanterna e peça que a mesma tarefa seja realizada, agora com a luz que a lanterna fornece. Comente com o grupo o resultado.
Faça agora a comparação com os valores espirituais, onde o espírito precisa da luz interior para se conduzir, do mesmo modo que o homem precisa da luz do dia para locomover-se. Caminhar nas trevas é expor-se a toda sorte de perigos:a ausência de luz é que nos leva ao vício, aos desvios, ao mal. Podemos escolher em sermos prismas difusores de luz ou nos manter opacos.
Para finalizar, apague as luzes novamente, dê um fósforo a cada aluno e acenda, comprovando a luminosidade conseguida no ambiente pela união de pequenas chamas, os focos de luz que devemos ser aonde estivermos.

: http://www.romani.com.br/sal.htm
Converse com o grupo sobre o valor do sal. De seu nome veio a palavra salário, pois era uma mercadoria cara e extremamente valiosa nos tempos de Jesus, onde o sal ajudava na conservação dos alimentos. Hoje temos a geladeira e não imaginamos o quanto era difícil conservar a comida comprada com esforço, que seria utilizada na próxima refeição ou no dia seguinte.
O sal dá sabor a todos os alimentos.
"O sal é uma substância essencial ao homem e indispensável a todos os tipos de vida animal. A palavra latina "salário" deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas. Sem o sal, os alimentos são insípidos (sem sabor) Faça agora uma comparação com os valores espirituais. É a espiritualidade sensata e dosada que transforma todas as materialidades e preserva-as, ao mesmo tempo, da corrupção. É fazer da zona espiritual o que o sal faz no mundo material: dar sabor ' vida e preservá-la da putrefação.



A paz do menino Jesus!!!

A CONVERSÁO DE PAULO

Hoje celebramos a conversáo do grande apóstolo Paulo. Um homem que náo acreditava em Jesus, perseguindo os cristáos, matando os, até que um dia a Luz de Deus encontrou Paulo, deixando ele cego totalmente para que ele pudesse ver a verdadeira luz.

Paulo caindo de seu cavalo,desbanca de um mundo de ódio, dor, egoismo, desbanca de si próprioe fica táo cego, para depois ver e sentir a verdadeira Luz, a direçao para tua vida.
Muitas vezes temos que ser igual a Paulo, cair do cavalo, para que nossas vidas sejam trasformadas por esta Luz verdadeira que vem de Deus.

Mas a vida de Paulo neste momento, nao foi facil, pois teve que lutar muito, passou fome,friu, perseguiçoes, foi preso, mas nada  disso tirou Paulo de sua conversao,enfrentou tudo sem se abalar pois ele confiava no Cristo que deu a ele uma nova vida.
A frase que Paulo sempre tinha em seu coraçao lhe trazia a certeza que Jesus estava com ele,TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE!!!
Por mais que os homens tentassem ele confiava, nós tambem temos que confiar e confiar a todo momento em  Jesus, pois Ele e o nosso sustento e nossa luz.


 
Paulo pagou muito caro, por sua conversáo a Cristo, foi preso, sofreu tudo mas com muita alegria, pois ele tinha encontrado a verdadeira alegria.

Observando a vida de São Paulo, a gente percebe o quanto ele sofreu e como pagou caro pela sua fidelidade a Cristo. Ele, de fato, foi um brilhante da fé e serve de exemplo para todos nós. Pertencer a Cristo é colocar-se a serviço do evangelho sem medir os desafios. Nos temos que ir em direçao oposta daquilo que o mundo valoriza náo . se abater diante das resistências. Jesus advertiu aos seus discípulos: "Se perseguiram a mim, vão perseguir também a vocês mas, eu venci o mundo". O mundo aqui significa tudo o que se opõe mensagem de Cristo. A última palavra é de Deus. O "mundo" rejeitou e matou Jesus Cristo. Mas, Deus o ressuscitou e Ele continua vivo. É essa certeza que nos fortalece e nos dá ãnimo para prosseguir anunciando a mensagem de Cristo.
A paz do Menino Jesus a todos!!

FORMAÇÁO PARA CATEQUISTAS EM AGUDOS

Aconteçeu em Agudos do dia 17 ao dia 21 de janeiro a formaçao para catequistas da Paróquia Sao Paulo Apóstolo, com muita alegria em nossos coraçoes por terem aberto este espaço, para expor nossos trabalhos de evangelizaçao, contamos com a presença em media de 30 catequistas de varios segmentos, catequese infantil, perseverança, crisma e tb catequistas de coroinhas.
Fiquei muito contente tb com a presença da Jamile todos os dias passando para nos todos ensinamentos do querigma, das brincadeiras, liturgia infantil e tb das oraçoes de cura.

Falar da palavra de Deus e muito importante pois ela e o sustento da nossa alma.

Jesus diz Deixe vir a mim as criançinhas!!! mas para elas irem p Jesus temso que fazer o nosso trabalho, mostrar p elas quem e Jesus.

E para nós entrar no reino de Deus tb temos que nos tornar como as crianças, puros de coraçao.

Sorrisos soltos e alegres tendo no coraçao a certeza que somos amados pelo Pai.



e contemplar as maravilhas que o Senhor fez.




Somos todos nós moldados pelo Pai, que nos criou perfeitos.



Que alegria foi partilhar os ensinamtos de Jesus com vc!!!bjooo a todos !! a paz do menino Jesus!!!
Segue agora fotos desta formaçao que foi uma grande bençao para todos nós.








 










MISSA DO 3 DOMINGO COMUM JESUS PESCADORES DE HOMENS


Com: Bom dia! Que alegria estar aqui mais uma vez.
Hoje falaremos sobre uma grande pescaria, que Jesus quer que todos nos participamos juntos c Ele. Pescar seus filhos amados!!!
Entao crianças vamos pegar nossas redes, nossas varinhas, anzol e ate minhoquinhas e pescar nossos coleguinhas e trazer p Jesus!!!
E para aprender mais e mais sobre o que Jesus quer falar vamos iniciar nossa celebrançao com muita alegria em pe cantando...


Ato penitencial

1 - Primo , ocê tem certeza que a pescaria é aqui mermo ?
2- Claro que sim , compadre! oia só o endereço que Jesus nos deu ?
1- É mermo .. é aqui ... então nossa missão é pescar os peixes bão e ruim do povo de Deus
2- Isso ! Devemo separar os bão pra que eles cresçam no coração
1- E devemo apartar os ruins pra jogar eles no lixão
2- É isso ai , primão !
1- Vamos então pro meio do povo pra gente pescar
2- E ai, irmão .. pegou nada não ?
1- Que num peguei o que .. é tanto peixe que num tá cabeno na vara sô
2- E o qui foi qui ocê pescou ?
1- Virgem !!! Pesquei nesse banco aqui um peixão da mentira ... peixe do pecado ..
2- Cruz credo ,primo .. que coisa feia !
1- E ocê pescou algo bonito ?
2- Tô tentano . aiaiaiai pesquei ! Nossa que peixão .. aqui no banco o peixe foi da preguiça .
1- Cruiz credo , primo . Vamos colocar tudo no cestão .. oia oia oia .. que eu estou pescano tb . Veja só .. é um peixe brasileiro .. ele tá cheio de dinheiro ...peixe egoísta só gosta pra si.. Oia lá em gente .. oia o pecado crescendo
2- Mais aqui tá bão demais .. o povo desse barco pescou um peixe do amor
1- Que coisa rara , primo .. Vamos logo colocar ele nesse outro balaio e por peso em cima pra ele não fugir.
2- Nossa quiria tanto pescar um peixe baão ... esse povo de cá bem que podia pecar menos .Nossa .. oia só os peixão que peguei.. é o peixe da inveja , do comodismo , da desobediência ( êta menino .. ce desobedece né .. )
1- A coisa tá boa aqui pro meu lado,primo .. oia o peixe danado de bão que eu pesquei .. é o peixe da amizade , das boas ações e da boa vontade .
2- Uai , mas esse lado daí tá melhor que daqui.. Vamó mudar de lado
1- Tô chegando e tô pescano .. aqui nesse banco tenho certeza que eu pescar só peixe bão , né gente ( com cara de mau).. cruiz credo ., foi nada bão não .. eu pesquei foi só fofoca , intriga , falsidade .. tô achano que eu é que tô cum o pecado ..
2- Mais primo , fica triste não . Vê só o peixe que eu pesquei,, é o peixe do perdão !!!
1- Uai , primo . acho que ocê levou . que maravilha ... então agora , é só eu pedi perdão .. ocês ai que estão com esses pecados todos tb, viu .. e a gente tentar não mais errar que ai Deus perdoa e nois fica tudo limpinho .
2-isso primo enquanto o povo canta , a gente se adianta .. vai queimando os peixes do pecado e lançando no mundo os peixe que são bão entao vão.



Leitura – Agora sim! Sabemos que somos pescadores. Sabemos que nosso coração está limpinho... limpinho, porque nossos pecados foram pescados e perdoados. Agora precisamos nos alimentar da palavra viva de Deus. Por isso, vamos todos, bem sentadinhos, ouvir com atenção as instruções de nosso mestre maior, refletindo cada palavra da nossa leitura de hoje.



Ação de graças –Hoje, crianças, descobrimos que temos uma profissão. Quem sabe qual é essa profissão?

Somos, portanto, pescadores de homens.

Qual é a nossa missão? Devemos falar de Jesus aos outros e trazer pra nossa igreja todas as pessoas que andam distantes, que não conhecem a Deus e que através de sua pescaria, ou seja, de suas palavras quer conhecer Jesus mais de perto. Então nossa missão é levar Jesus aos outros e trazer os outros pra conhecer esse nosso Jesus, combinado?


fonte.catequisar.com.br



QUERIGMA DAS CORES






AMOR DE DEUS



Amor de Deus e tão grande que por mais que eu quera medir nao seria possivel, somos capazes de sentir a presença deste amor a todo momento, este amor não tem medida, Deus e Amor, todo Ele, no amor de Deus não ha espaços p intriga, preguiça, egoismo, o Amor de Deus e doaçao de si mesmo.


O PECADO


O pecado e tudo contrario que Deus nos ensina e como andar para tras, o pecado nos destroi nos corroi,muitas vezes caimos no pecado tentando agir por nos mesmos, deixando que o mundo nos leve, dando ouvidos a cosias que não vem de Deus, como a serpente no paraizo, tapamos nossos ouvidos p Deus e damos lugar a coisas ruins, ou ate mesmo muitas vezes somos as serpentes que semeiam o mal, pois se vivemos no pecado tambem semeamos o mal, e como se colocassemos um guarda chuva nas nossas cabeças e se escondesse deste amor tão amravilhoso que Deus nos da.

A SALVAÇAO



Deus nos deu o Seu filho amado para nos salvar,Jesus derrama todo teu sangue precioso por MIM E POR VOCE!! ate hoje para que nossos pecados sejam lavados e nossa vida purificada, como e grande este amor que Deus tem por mim, a misericordia de Jesus e infinita basta apenas eu em arrepender e dar o meu passo, para que volto a ser restaurado por este amor tao misericordioso.

FE E CONVERSÃO.


Ter fe e querer mudar de vida, e mudar o rumo de tudo aquilo que ja vivi, e ser uma pessoa nova em Jesus, crer em Jesus e viver a palavra Dele, em qualquer lugar a todo momento dar testemunho deste amor desta grande misericordia, o mundo precisa desta inversão, eu preciso cada dia mais desta inversão na minha vida, quero ser cada dia mais de Deus.

ESPIRITO SANTO.

O Espirito Santo habita no meio de nos, onde nso leva a viver em santidade, quando obedescemos o comando do Espirito agimos como ele nos conduz, estamos cada dia mais perto de Deus, que tb e espirito, que m nos fortalecer, pois e muito forte e dura a vida, entao nsoa bandonemos no Espirito e deixemos  nos conduzir pelo poder do ESPIRITO SANTO.

COMUNIDADE.




Viver em comunidade exige que pratiquamos todo o nosso querigma, todo dia, e aprender a entender o outro, amar o outro com todas diferenças, pois nos tb temos as nossas diferenças e queremos ser aceitos, viver em comunidade e viver como os primeiros cristãos, partilhavam tudo e viviam no AMOR, NA MISERICORDIA INFINITA DE DEUS.
Entao HOJE e o dia, vamos juntos procurar viver em santidade, viver todo dia o QUERIGMA!!